segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dietas e afins

Sempre que começa um novo ano, uma das coisas que mais nos passa, a nós, meninas tão LINDAS, pela cabeça é: "este ano é que vai ser! Ginásio todos os dias, dieta, tonificar, esquecer que a palavra chocolate existe e preparar-me para um super Verão linda de morrer a passear na praia!" :) (que levante a mão quem nunca pensou numa coisa destas!!!)

Mas ontem veio parar-me às mãos um artigo chamado "A anti-dieta" que A.D.O.R.E.I. e, como acredito que as coisas boas devem ser partilhadas, aqui vai só para vocês! :)

Então isto é assim:

Factos:
  1. Todas nós passamos a vida em dieta constante, a tentar perder aquele Kg extra (que se calhar nem sequer temos) e a lutar contra tudo o que nos apetece comer em especial (falo por mim): chocolate, batatas fritas, gomas, pizza e, bem, já que estamos numa de confissões caramelos! :) (sim, eu sou uma criança a comer!).
  2. Todas nós ficamos felizes quando a balança finalmente nos diz que perdemos aquele kg para ficarmos infelizes passado 2 semanas quando voltou esse mais meio para lhe fazer companhia!
  3. Isto é um ciclo, portanto, volta a 1.! :)


A "Anti Dieta", como funciona:

  • Antes e mais do que tudo é preciso MOTIVAÇÃO - a "state of mind" :) ninguém mais do que nós quer poder chegar a Junho e saltar para a piscina sem mais nada no nosso corpo andar a "saltar" de um lado para o outro!


  •  É importante conhecermos a nossa "fome". Basicamente existem dois tipos de fome: a fome física e a fome emocional (OMG - como eu entendo isto!) A fome física pode e deve ser saciada, a fome emocional deve ser controlada! Devemos saber que situações nos causam "fome emocional" (pode ser o SPM, pode ser stress no trabalho, pode ser qualquer coisa!) e aprender a controlá-las de outra forma ou, melhor ainda, a preveni-las!
  •  Também é importante conhecermos os diferentes níveis da fome!

Supostamente devemos começar a comer quando estamos no nível 3 ou 4, se esperamos até chegar ao nível 1 ou 2, quando finalmente comermos, para além de comermos o triplo do que normalmente faríamos (e passarmos do nível 1 para o 10!), o nosso corpo vai acumular toda a gordura que conseguir, não se vá dar o caso de decidirmos passar fome novamente!

Se o nosso objectivo é efectivamente perder peso, devemos parar de comer no nível 5, se queremos manter devemos parar de comer no nível 6.

  • Sabiam que a fome é um dos sinais de desidratação? Quando não bebemos água suficiente, o nosso corpo pede alimento pois dele também tira (alguma) água! Assim, quando sentirem fome, bebam primeiro um grande copo de água e esperem 10 minutos, se a fome continuar, comam, se desaparecer, é porque afinal não era tanta assim! ;)
  • E agora . . . falemos de desejos! :) aquela necessidade urgente de comer um pacote de gomas em forma de coração com sabor a pêssego, tão docinhas e tão boas que elas são . . .  :) estes desejos podem ser substituídos por versões muito mais saudáveis e que efectivamente dão ao nosso corpo aquilo de que ele precisa em cada momento! :) querem ver como é fácil?

  •  Exercício (não achavam que isto era uma receita milagrosa pois não???) :) MOVE IT!!! seja para onde for, como for, mexer o corpo é obrigatório! Não é preciso pagar mensalidades astronómicas num ginásio: caminhadas e corridas na rua são do melhor que há! :) Meia hora por dia todos os dias para começar, sem desculpas! As primeiras 20 vezes vão custar mas a 21ª já vai ser um vìcio! :) E aqui há um bónus - o exercício ajuda a controlar a fome emocional! :)
Inspiração para o Verão meninas!!! :)

  •  O mais importante aqui é lembrar sempre que NÃO ESTAMOS EM DIETA! A Anti Dieta é a escolha de um estilo de vida mais saudável, sem pressões da balança e em que conhecemos o nosso corpo e aquilo que ele precisa em cada momento! :) E como não nos devemos privar de coisas de que gostamos, vem com uma regra que é a Regra dos 80/20! Ou seja: 80% das nossas refeições devem ser 100% saudáveis e 20% pode ser desejos e deslizes que sabem ainda melhor quando só acontecem de vez em quando! :)






  • E mais importante do que tudo: largar a escravatura da balança, aproveitar a vida, ser saudável, comer, descansar, correr, andar, dançar e ser feliz!!! :) 


1 comentário: