terça-feira, 14 de julho de 2015

Hora da brincadeira


Desde que o Jaime nasceu têm-se multiplicado os brinquedos aqui por casa: uns dados, outros oferecidos e outros comprados (confesso que é uma das minhas perdições) é um nunca mais acabar de legos, carros e carrinhos, pistas, jogos, livros e puzzles!

Rapidamente percebi que ia ter que arranjar uma solução de arrumação prática e que também evitasse que o Jaime se dispersasse num sem fim de atividades sem se concentrar em nenhuma.

O primeiro passo foi forrar as zonas da sala/ quarto destinadas à brincadeira: acho que é importante haver uma zona de brincadeiras onde ele pode espalhar tudo à vontade e sem grande perigos (tomadas, jarras, mesas com esquinas etc.) à volta. Estas peças em espuma da Imaginarium foram amor à primeira vista (para mim e para o Jaime!) - giras, fáceis de limpar e didáticas, são sem dúvida multi-purpose!

A decoração foi sendo feita com peluches variados e com este puff-peluche gigante que foi das minhas sobrinhas e agora veio morar cá para casa por uns tempos. A decoração (claro!) foi feita pela mão das minhas sobrinhas-princesas Leonor e Carolina que fazem os desenhos mais deliciosos do mundo (o Jaime-banana, o Jaime no dia de anos...)


Decidi depois separar os brinquedos por caixas transparentes (tampa azul para o Jaime, tampa rosa para os que já estão guardados para a Mimi) conforme a brincadeira: os Legos (os únicos que têm casa própria!), os livros e puzzles, os brinquedos musicais, os brinquedos de construção...


... as bolas, os carros e as pistas!


As regras na hora da brincadeira são "uma caixa de cada vez" e "nunca se passa para uma caixa nova sem arrumar tudo da anterior"!

Devagarinho, vamos ensinando o Jaime a deixar tudo arrumado antes de ir dormir (e ele já ajuda a arrumar as peças de Legos na caixa, os carros dentro da garagem...) e também a brincar  num espaço que montamos com tanto carinho e que em breve vai receber brincadeiras duplas com a chegada da Mimi!








Sem comentários:

Enviar um comentário